Luiz Alfredo Garcia-Roza fala sobre romance policial

O apresentador Alberto Dines entrevistou o escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de livros policiais, em mais uma edição do programa Observarório da Imprensa, da TV Brasil.

As histórias dos livros de Luiz Alfredo Garcia-Roza se passam, em sua maior parte, na cidade do Rio de Janeiro, entre os bairros de Copacabana e Peixoto. O seu livro de estreia, “O Silêncio da Chuva”, foi publicado em 1996 e venceu o prêmio Jabuti, a maior premiação literária brasileira, na categoria romance.

Garcia-Roza, que tem formação em psicologia e filosofia, fala sobre a estrutura dos romances policiais e conta como estrutura seus livros, não necessariamente incluindo essas influências nas narrativas. Baseado em Edgar Allan Poe, ele afirma que a essência de cada crime é inescrutável, impenetrável. “O assassinato puro e simples dá a chave daquilo que vai constituir o fundamental da literatura policial. (…) acabo me colocando frente esta morte no lugar que não me caberia como escritor, que é o do investigador, que pode ser policial ou não”, diz.

Assista à entrevista completa:


Por TV Brasil – Fonte: Portal EBC, sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *