Ações culturais celebram Miguel de Cervantes 400 anos após sua morte

O quarto centenário da morte de Miguel de Cervantes é lembrado em todo o mundo, nesta sexta-feira (22), com diversas homenagens. Na Espanha, o Ministério de Educação, Cultura e Esporte criou o site 400Cervantes, que oferece uma linha do tempo na qual é possível navegar pelas cidades por onde ele passou, e saber o que ele realizou em cada uma delas.

A página tem também informações sobre a vida e obra do autor, e oferece acesso para o Cervantes Digital, onde é possível ter acesso aos livros e documentos do escritor que estão em instituições como a Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (Aecid) e a Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, entre outras.

No Brasil, o Instituto Cervantes também tem realizado atividades temáticas e gratuitas. Atualmente, está em cartaz na unidade de Curitiba a Exposição Quijotes, que reúne diversas edições de Dom Quixote, sua maior obra, e inclui ainda ilustrações de artistas como Salvador Dalí. A mosra deve ir a Brasília entre os meses de junho e julho.

Pelo Twitter

Um engenheiro espanhol encontrou uma forma inusitada para homenagear Miguel de Cervantes: ele desenvolveu um programa que publicava 28 tuítes por dia e que contaram, até a madrugada desta sexta-feira (22), toda a história de Dom Quixote de La Mancha dividida em fragmentos de 140 caracteres, como manda a rede social Twitter.

Foram 17 mil tuítes publicados na conta QuijoteEn17000Tuits até que Diego Buendía chegasse a desfecho da história. Sua ideia, que trouxe ainda fotos dos tradicionais moinhos de vento e imagens de Dom Quixote e Sancho Pança, foi reconhecida pela comissão Nacional criada para as celebrações de homenagem pelo quarto centenário de morte do escritor. Eles incluíram o projeto do engenheiro aposentado no Programa Oficial do IV Centenário. “Este é um reconhecimento oficial bastante inesperado”, disse.


Fonte: Portal EBC, sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.


Na internet:

400 Cervantes: http://400cervantes.es/
Twitter QuijoteEn17000Tuits: https://twitter.com/elquijote1605

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *