Jorge Luis Borges, o mesmo e o outro

Jorge-luis-Borges

No livro Borges: o mesmo e o outro, lançado em 2001, o poeta e jornalista Álvaro Alves de Faria narra sua visita ao grande escritor argentino Jorge Luis Borges, em 1976. Um dos únicos brasileiros a entrevistar o escritor, Álvaro, com frases curtas e precisas, descreve como foi esse encontro.

Em seu apartamento escuro em Buenos Aires, Jorge Luis Borges, cego, já com 77 anos, é mostrado como um homem amargurado, sozinho — sua mãe havia morrido a pouco tempo, com quase cem anos de idade —, e que por vezes, dispara frases fortes, pessimistas e até racistas.

Um Borges que critica Perón, Neruda e apoia os militares na Argentina. Um Borges que já não acredita mais em nada. Ateu, não acredita em democracia, na política e em políticos, não acredita em escritores, no Nobel, não acredita no passado, em jornais…

borges-o-mesmo-outro

Mas um Borges que diz acreditar na figura do poeta. Da necessidade de valorizar a poesia. E, como que deixando de lado todo o pessimismo que vinha mostrando, diz que “o homem precisa ser feliz. Infelicidade é coisa para os moços, que gostam de ser infelizes, gostam de estar mergulhados nas coisas melancólicas. A grande angústia, é que a vida só é plenamente descoberta quando não há mais tempo para viver”.

Desprezo os escritores latino-americanos. Eles não existem. Não existe nada na América Latina. O continente inteiro é um romance mal escrito”.

Apesar das declarações, Álvaro não nos mostra um Borges arrogante. Talvez, apenas um velho escritor, o maior de todos, já cansado, que viveu demais e que acredita que a morte é a grande esperança. A esplêndida esperança de que tudo acabe definitivamente.

Borges: O homem dos olhos mortos

O curta Borges: O Homem dos olhos mortos, de Nivaldo Lopes, tenta reproduzir o encontro descrito no livro. O filme é, inclusive, narrado por Álvaro.

A produção não é das melhores, ficando muito aquém do livro. Mas vale pelos depoimentos do autor.

Borges, o mesmo e o outro:

De: Álvaro Alves de Faria
Páginas: 80
Formato: 12 x 18cm
Data de lançamento: 21/08/2009
ISBN: 85-86303-90-9
Editora: Escrituras

Onde encontrar:

Na internet é facilmente encontrado em livrarias como a Livraria da Folha, Saraiva, Cultura ou Travessa. Na Estante Virtual é possível encontrar exemplares novos por preços bastante baixos.

Na internet:

Álvaro Alves de Faria


Crédito: realizado em parceria com o blog Projeto Latinoamérica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.